|   Cedrim é uma freguesia portu guesa  do concelho de Sever do Vouga, com 8,47 km² de área e 995 habitantes  (2001). Densidade de 117,5 hab/km² e como principais acessibilidades,  dispõe da A25 e da EN 328. 
 Sectores Económicos
 Primário  15 %; Secundário 70 %; Terciário 15 %. A população de Cedrim dedica-se  predominantemente à agricultura, mas também à criação de aves e à  exploração de bovinos. Por outro lado, as oficinas de carpintaria e  estofagem também têm um papel importante na vida económica da Freguesia.
 É  de referir a existência da Zona Industrial de Cedrim, cujas  infra-estruturas foram inauguradas no dia 26 de Julho de 2003.  Actualmente, é composta por cerca de trinta empresas que empregam cerca  de 500 trabalhadores. Em Cedrim, ainda há lagares reconhecidos, como é o  caso do existente em Paçô, explorado por Vera Borges Santos.
 
 Desporto, Cultura e Lazer
 Preocupada  com o desenvolvimento integral do local, esta Freguesia está dotada de  alguns meios, como uma sala de convívio, o Parque do Monte do Castêlo e  locais de diversão nocturna, como o Bar/Discoteca Niagara Parque e a  Discoteca Bota Sheik.
 Ao longo dos tempos, as populações foram-se  organizando em associações ou colectividades, perseguindo finalidades e  objectivos bastante diversificados, sempre visando elevar a sua cultura e  o seu bem-estar social. São disso exemplo:
 
Jovouga — Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de  Cedrim dedica-se ao futebol, atletismo e actividades recreativas e  culturais, como convívios, jogos tradicionais, semanas culturais, entre  outros eventos. Esta Associação foi fundada a 22 de Janeiro de 1989.Associação Desportiva “Águias de Carrazedo”Grupo Musical “Us’Enigma” - Foi fundado em Cedrim, em 1990.Filarmónica de Cedrim — Em 1909, o professor Artur Nunes  Vidal fundou uma Tuna, juntamente com Alexandrino de Bastos, Alexandre  Soares Leal, César Fernandes Gomes, Henrique Rodrigues Ribeiro, Manuel  Marques Ferreira, Fernando Afonso Soares Gomes, José Tavares Arede,  Eduardo Tavares da Silva, Custódio Morais Ferreira, Manuel Martins da  Costa, Joaquim Rodrigues Júnior e Ernesto Fernandes Gomes. A sua  primeira actuação teve lugar em Cedrim, ainda em 1909, numa missa  celebrada pelo padre Joaquim Tavares Dias. O desempenho da Tuna agradou  de tal forma que, no ano seguinte, foi transformada em Filarmónica,  tendo sido a sua estreia oficial a 12 de Junho, na festa de Santo  António. Foram seus regentes o referido professor Nunes Vidal e o padre  Joaquim Tavares Dias. Conheceu o seu fim em 1919, mas Cedrim não a  esquece. Acção Social
 Não  descurando esta importante área de acção, esta Freguesia tem ao dispor  dos seus habitantes um O.T.L., proporcionado pela Junta e pelas  colectividades locais, o qual de destina aos jovens, durante o Verão.
 
 Ensino
 No  âmbito da Educação, esta Freguesia está munida de algumas  infra-estruturas, como quatro estabelecimentos de ensino  Jardim-de-Infância de Cedrim, Escola do 1.º Ciclo de Cedrim, Escola do  1.º Ciclo de Paçô e Escola do 1.º Ciclo de Carrazedo.
 
 Gastronomia
 São típicos da freguesia de Cedrim os seguintes pratos: Vitela à Moda de Lafões, Cabrito Assado e Frango no Churrasco
 
 Vinhos  da Região - O néctar da região é o Vinho Verde (“Americano” tinto). No  entanto, Cedrim é incluída na Região Demarcada de Lafões.
 
 Danças e Cantares
 Embora  nunca tenha existido na Freguesia qualquer rancho ou grupo etnográfico,  são conhecidas letras de músicas recolhidas por grupos da região.  “Papas à Noite” é o título de uma dessas canções, também designada de  “Vira de Cedrim”.
 
 Trajes
 É muito utilizada na freguesia a roupa confeccionada com linho, elaborado em teares.
 
 Jogos e Brinquedos Tradicionais
 De acordo com as memórias dos mais velhos, a malha e o pião são jogos tradicionais da Freguesia.
 
 Fonte: cedrim.pt
 |