• http://www.aveiro.com.pt

Diretório de Empresas


Publicite Aqui

Visitas

HojeHoje1928
Esta SemanaEsta Semana1928
Este MêsEste Mês26068
TOTALTOTAL3553046
Statistik created: 2025-09-15T13:51:43+00:00
Rádio TerraNova
Notícias Terranova
  • GNR: Três detidos no âmbito do crime de contrafação.
    GNR: Três detidos no âmbito do crime de contrafação. fernando_martins

    A Polícia de Segurança Pública, tendo em vista a prevenção e o combate aos crimes relativos à propriedade intelectual (propriedade industrial, direitos de autor e direitos conexos), desenvolveu ontem uma ação de prevenção e fiscalização, no Furadouro - Ovar, aquando das "Festas do Mar". Em resultado foram detidos três cidadãos (um homem e duas mulheres, de 40 e 48 anos), por se encontrarem a vender ao público, em bancas improvisadas, 1.270 artigos (peças de vestuário e calçado), supostamente contrafeitos de marcas internacionais de renome, apresentando má qualidade de materiais, má qualidade de logótipos das marcas e sem etiquetas de marca, pelo que foram apreendidos. Os detidos foram notificados para comparecerem no Tribunal Judicial de Ovar, para eventual conhecimento de medidas de coação.

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    ...


  • Aveirobus oferece viagens gratuítas para celebrar semana europeia da mobilidade.
    Aveirobus oferece viagens gratuítas para celebrar semana europeia da mobilidade. fernando_martins

    A Aveirobus, rede de transporte concessionada pela Câmara Municipal de Aveiro à operadora Transdev, vai oferecer viagens gratuitas entre o dia 21 e 22 de setembro. Para usufruírem da iniciativa, os passageiros da rede de transportes na cidade apenas precisam de solicitar os bilhetes a bordo.

    A iniciativa insere-se no âmbito da 24ª edição da Semana Europeia da Mobilidade e tem como principal objetivo promover o transporte público como uma solução prática, económica e amiga do ambiente.

    Esta ação decorre sob o mote "Venha Experimentar! Dia 21 e 22 é por nossa conta!" e pretende incentivar as comunidades a repensarem os seus hábitos de mobilidade, deixando o carro em casa e descobrindo as vantagens do transporte coletivo. O carácter gratuito da iniciativa, aliado ao contributo para uma mobilidade mais sustentável, à poupança económica que representa e ao conforto acrescido que proporciona, são apenas algumas das razões para aderir e experimentar.

    Como esta iniciativa tem como objetivo incentivar quem normalmente não utiliza o transporte público a experimentá-lo, os bilhetes de bordo serão inteiramente gratuitos. Já os utilizadores com passe mensal apenas precisam de efetuar a validação habitual, uma vez que o valor do passe já cobre o período em causa.

    A campanha resulta de uma parceria entre a Município de Aveiro e o operador de transportes Transdev.

    A Diretora da Unidade de Negócio, Isabel Baptista, afirma: “Na Transdev, trabalhamos diariamente para que o transporte público seja um motor de inclusão e justiça social nas comunidades que servimos. Com esta iniciativa, queremos que mais pessoas mudem os seus hábitos de deslocação e optem por soluções de mobilidade sustentáveis e acessíveis como o transporte coletivo”.

    O presidente do Município de Aveiro, José Ribau Esteves, reforça “Queremos que cada vez mais Aveirenses escolham o transporte público como uma alternativa prática e sustentável ao automóvel. Esta iniciativa é um convite para experimentar e comprovar as vantagens da mobilidade coletiva, que contribui para uma cidade mais amiga do ambiente e com melhor qualidade de vida para todos”.

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Aveiro Bus ultrapassou a frequência dos 150 mil passageiros em Maio.


  • ADERAV assume oposição ao Plano de Pormenor do Cais do Paraíso.
    ADERAV assume oposição ao Plano de Pormenor do Cais do Paraíso. carlos_teixeira

    A ADERAV assume-se mostra-se favorável à elaboração de um plano de pormenor para o Cais do Paraíso mas é contra a construção de um hotel com 12 andares naquela área.

    Entende que construções em altura, dissonantes da paisagem, devem enquadrar outras parcelas do território.

    Diz que toma hoje uma posição “exatamente igual” aquela que, em 1981,tomou perante a autorização para a construção na zona central da cidade, de um edifício-torre, com 32 pisos, o designado “Edifício Rumo”, então proposto pela Câmara de Aveiro.

    “A Direção disponibiliza-se, como sempre se disponibilizou, para colaborar e trabalhar com as entidades competentes na eventual redefinição do Plano de Pormenor em questão”, conclui um documento em que a ADERAV toma posição pública.

    Recorde-se que entre os candidatos à presidência da autarquia apenas Luís Souto Miranda defende o Plano de Pormenor aprovado em reunião de Câmara e Assembleia Municipal,curiosamente um antigo presidente da ADERAV.

    A Associação para a Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro entende como benéfico a existência de uma Plano de Pormenor mas não a solução aprovada em final de mandato.

    Ente os sinais positivos regista-se a reabilitação do Moinho de Vento ali implantado e em sentido contrário a possível autorização a um hotel de 14 pisos (12 acima do solo e 2 abaixo do solo).

    Afirma que a volumetria e a altura são “manifestamente excessivas”, tornando o edifício “desenquadrado do tecido urbano consolidado” e elemento “provocatoriamente dissonante na paisagem aveirense”.

    “Será, clara e assumidamente um elemento dissonante o que trará implicações na leitura do conjunto paisagístico e urbanístico. A executar como proposto, tratar-se-á de uma estrutura fortemente desarmónica do conjunto urbano e ambiental, transformando de modo irreversível o encontro suave entre o plano da laguna e a entrada no núcleo urbano, indo ao arrepio das melhores práticas urbanísticas. Ademais esta proposta menoriza a maior valia patrimonial e paisagística que esta região apresenta. Aveiro tem um skyline/silhueta e um plano de ocupação em tudo contrário ao agora proposto”.

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    be conta hotel no cais do paraiso


  • Pedro Firmeza vence 10.ª Regata Rey Juan Carlos I.
    Pedro Firmeza vence 10.ª Regata Rey Juan Carlos I. carlos_teixeira

    Pedro Firmeza vence a 10.ª Regata Rey Juan Carlos I em Sanxenxo.

    O velejador do Clube de Vela Costa Nova (CVCN) regressa de Espanha com uma vitória significativa.

    Sagrou-se vencedor absoluto da 10.ª Regata Rey Juan Carlos I – El Corte Inglés Máster, disputada de 12 a 14 de setembro em Sanxenxo, que reuniu 137 velejadores em competição.

    Toda a comitiva do CVCN esteve em destaque, já que todos os velejadores conseguiram o apuramento para a frota de ouro logo no primeiro dia da competição.

    Nas classificações finais, Pedro Firmeza terminou em 1.º lugar, mostrando uma “consistência extraordinária” em toda a prova, Tomás Fonte foi 24.º (2.º lugar em sub-11 e vencedor de uma regata), Pedro Oliveira 35.º, Martim Píncaro 40.º e Mafalda Caixinha 47.º.

    O treinador José Teixeira conta que “foi um campeonato impecável, com muitos barcos, é sempre espetacular treinar e competir dessa forma”.

    Sublinhou ainda a evolução e empenho de todos os velejadores, reforçando que a vitória de Pedro Firmeza foi “mais do que merecida” e que também Tomás Fonte esteve em grande plano ao vencer uma regata na frota de ouro e garantir o 2.º lugar entre os sub-11.

    “Estou super contente, os miúdos portaram-se muito bem, estiveram sempre empenhados e evoluíram imenso”, acrescentou.


     

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Pedro Firmeza vence a 10.ª Regata Rey Juan Carlos I


  • Rotary Clube de Aveiro lança 11ª edição da Regata Solidária.
    Rotary Clube de Aveiro lança 11ª edição da Regata Solidária. carlos_teixeira

    O Rotary Clube de Aveiro lança a 11ª edição da Regata Solidária.

    Prova é organizada pelo Rotary Club de Aveiro no próximo sábado, dia 20 de setembro, em parceria com o Sporting Clube de Aveiro, Clube dos Galitos e Associação Aveirense de Vela de Cruzeiro (AVELA).

    A Regata Solidária tem vindo a emergir como um evento desportivo inclusivo de referência regional, assumindo-se já como uma das regatas da Ria de Aveiro com maior número de participantes.

    O programa inclui provas de remo, canoagem e regata de vela nas classes jovem e adaptada (para pessoas com incapacidade), assim como um cruzeiro de veleiros.

    Programa da Regata Solidária estende-se das 9h30 até às 17h00 do dia 20 de setembro, podendo ser acompanhada junto à Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro ou ao longo da Rua do Sal.

    A edição deste ano conta com o patrocínio de mais de 40 empresas locais e os fundos angariados irão ser aplicados em projetos de apoio a crianças e jovens de grupos vulneráveis, em parceria com associações de solidariedade locais.

    Alguns equipamentos desportivos para vela, remo e canoagem adaptada dos clubes desportivos parceiros da Regata foram parcial ou totalmente financiados pelos fundos angariados em edições anteriores da Regata Solidária do Rotary Club de Aveiro.

    Na edição do ano passado e na deste ano o apoio será canalizado para a equipagem do interior da 'Carrinha d'Encantar' da associação CALIOÁSIS, que apoia crianças e jovens com cancro, um projeto com co-financiamento bi-anual do Rotary Club de Aveiro.

    A Regata Solidária é também uma Regata Sustentável. Este será o segundo ano consecutivo em que vamos ter a certificação da Regata pela associação Sailors for the Sea, que irá verificar a implementação das recomendações internacionais da ‘Clean Regattas Program’.

    Estas incluem práticas sustentáveis como uma Limpeza Costeira, que irá decorrer pelas 10h00 junto ao canal da Ria na Rua do Sal, inserida na iniciativa de celebração do Dia Internacional da Limpeza Costeira, promovida pela Fundação Oceano Azul.

    Será também implementada a campanha ‘Desporto sem Plástico’, em parceria com a AdRA - Águas da Região de Aveiro, que irá disponibilizar um dispensador de água da torneira e cantis para obviar o uso de garrafas de água plásticas.

    Outras práticas sustentáveis que serão implementadas na 11ª Regata Solidária incluem a eliminação de detergentes na lavagem das embarcações, para evitar a contaminação da água da Ria, e a utilização de biocombustível oferecido pela PRIO nas embarcações a motor de apoio à Regata, que é produzido a partir de resíduos, como óleos alimentares usados, contribuindo para a economia circular e a redução da pegada de carbono.


     

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Rotary e Rotaract Club de Aveiro promovem Regata Solidária.


  • Atletas da CERCIAG conquistam 3 medalhas no Gdansk Get Together 2025.
    Atletas da CERCIAG conquistam 3 medalhas no Gdansk Get Together 2025. carlos_teixeira

    Atletas da CERCIAG conquistam 3 medalhas no Gdansk Get Together 2025.

    No passado final de semana realizou-se em Gdansk, Polónia, o torneio da União Europeia de Judo “Gdansk Get Together Tournament 2025”.

    Esta prova, destinada a atletas com deficiência, contou com três judocas da CERCIAG, entre mais de uma centena de atletas.

    No sábado, dia 14, foi tempo de realizar a pesagem e o “divisioning”, onde os atletas são divididos em grupos, consoante a sua destreza, habilidade e técnica.

    Este processo é conduzido por elementos da União Europeia de Judo, que num treino conjunto dos atletas, com exercícios específicos, vão observando e agrupando os atletas.

    Os atletas podem ser divididos entre L1 (com mais destreza) e L5 (menos destreza). Já os atletas do VI são com mobilidade muito reduzida.

    No dia 15 foi dia de competição, e aí, os portugueses, não deixaram o crédito por mãos alheias, conquistando três medalhas.

    Durante a manhã competiram os atletas dos grupos L4, L5 e VI. António Gomes, integrado num grupo L4, na categoria de -73Kg, alcançou uma fantástica medalha de bronze, conseguindo uma vitória categórica, e 3 derrotas. Este é um feito para o atleta, que se tem superado prova a prova.

    Já durante a tarde foi tempo de os outros dois integrantes da equipa entrarem em prova.

    Apesar de uma diferença grande de peso, Paulo Lino (-60kg) e André Vieira (-73kg) foram agrupados no escalão de -66Kg L3, pois a destreza e capacidade física do Paulo foi avaliada como sendo fator importante para este agrupamento.

    Apesar desta grande diferença de peso, os “aveirenses” não deixaram de mostrar a sua capacidade e alcançaram, na mesma categoria de peso e mesmo grupo, os dois lugares mais altos do pódio.

    Paulo Lino conquistou a medalha de Ouro, ao passo que André Vieira ficou com a prata, só perdendo para o seu parceiro de clube.

    António da Costa, treinador que acompanhou os atletas, era um homem feliz no final do evento.

    “Para mim é sempre gratificante partilhar estes momentos com eles. É a primeira vez que participamos neste tipo de torneios da União Europeia de Judo, sendo uma experiência maravilhosa. A partilha entre atletas, treinadores, árbitros e organização, é o melhor de tudo”, começou por referir.

    O facto de viajar para o estrangeiro, sozinho com três atletas, é sempre um momento complicado, desafiador, mas, ao mesmo tempo, gratificante.

    “Viajei com 3 atletas que já conheço há muitos anos, por isso eles sabem o que espero deles e eles de mim. Eu espero que eles se divirtam, partilhem e cresçam enquanto pessoas maravilhosas que são. Eles esperam que eu os ajude. E assim vamos andando. Temos também a sorte de contar na União Europeia de Judo com outros portugueses, e neste caso, com o Nuno Carvalho, que é responsável pela arbitragem destes eventos, e que sabemos que nos apoia onde quer que estejamos, como a qualquer outra equipa portuguesa”.

    Desta vez só os atletas da CERCIAG viajaram para a Polónia, numa primeira aventura neste tipo de eventos, que marca o arranque de outros projetos aliciantes para todos. Um deles passa por trazer um evento assim para Aveiro.

    “Ás vezes pensamos que tudo é muito difícil, mas se não arriscarmos… Falei com o Nuno Carvalho, Vice-Presidente da FPJ, e temos que arriscar trazer um evento destes, pois é maravilhoso, com gente maravilhosa e que nos faz sempre crescer. Fiquei encantado, e, dentro da minha loucura habitual, sei que vamos trazer, em 2026, um evento assim para Portugal, e será em Aveiro”.


     

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Imagem / video
    Imagem
    atletas de cerciag em torneio de judo na polonia


  • Némanus e Sonjovem no encerramento das festas em honra de Nossa Senhora da Encarnação.
    Némanus e Sonjovem no encerramento das festas em honra de Nossa Senhora da Encarnação. carlos_teixeira

    A Gafanha da Encarnação no último dia de celebração das festas em honra da Padroeira.

    Festas em honra de Nossa Senhora da Encarnação em dia de arruada e tarde musical com a banda Sonjovem, a partir das 16h.

    Segue-se a celebração da Eucaristia, às 18h, e Entrega do Ramo à nova Comissão de Festas, às 19h, e uma noite musical com Némanus e Sonjovem intervalado por espetáculo de Pirotecnia.


     

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Némanus e Sonjovem no último dia das festas em honra de Nossa Senhora da Encarnacao


  • The Paperboats em concerto na Fábrica das Ideias na Gafanha da Nazaré.
    The Paperboats em concerto na Fábrica das Ideias na Gafanha da Nazaré. fernando_martins

    A banda de música The Paperboats vão actuar na Gafanha da Nazaré, na Fábrica da Ideias, no próximo dia 19 de Setembro, às 21h30.

     "A gravação do álbum Surviving the Flood em Londres e Nova Iorque recebeu aclamação da crítica e do público, alcançando o topo de vendas na FNAC e liderando os principais charts da MTV Portugal durante nove semanas consecutivas, além de permanecer no #1 da Vodafone Music Portugal por uns inéditos 13 meses. A banda também brilhou em palcos icónicos como o Sziget Festival, na Hungria, e o MEO Marés Vivas, em Portugal, entre outros", é referido nos promocionais do evento. 

    Após anos de ausência, com cada membro focado em projetos individuais, os The Paperboats regressam este ano para um aguardado concerto de reunião - uma oportunidade única para os fãs reviverem os grandes sucessos da banda e voltarem a sentir a energia que os tornou inesquecíveis.

    Entrevista a Pedro Menano, músico e menbro fundados do grupo. (com áudio)

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    ...
    Rm Notícia
    Ficheiro de áudio


  • Anadia dedica semana à comunidade jovem.
    Anadia dedica semana à comunidade jovem. carlos_teixeira

    Anadia dedica semana à comunidade jovem.

    Programa que começa hoje terminará no Festival “Anadia Jovem”.

    A semana tem o seu início (15 de setembro) com a realização de um workshop, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal de Anadia, sobre suporte básico de vida “Aprende a agir quando cada segundo conta”, orientado pelo enfermeiro Rui Resende, da UCC de Anadia.

    Na 3ª feira, dia 16, a partir das 18h00, a Biblioteca Municipal recebe a palestra “O poder das palavras: a influência das redes sociais no comportamento dos jovens”.

    A iniciativa será dinamizada por Gaspar Ferreira, Presidente da Direção Regional do Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

    Pretende-se, desta forma, alertar os jovens para o impacto da linguagem nas redes sociais e abordar os riscos associados à exposição a discursos de ódio, bullying digital e padrões de beleza irreais; assim como alertar para a desinformação e fake news.

    É também intuito alertar para a responsabilidade digital, nomeadamente encorajar os jovens a refletir sobre as consequências das palavras no digital, criando estratégias para minimizar os riscos, fornecendo ferramentas e conselhos para proteção online.

    Na 4ª feira, 17 de setembro, o Parque Urbano de Anadia acolhe, entre as 14h30 e as 18h00, uma ação de divulgação da Força Aérea, Marinha e Exército para esclarecimento de dúvidas dos jovens e apresentação do vasto leque de formação e condições de ingresso nestes ramos das Forças Armadas.

    Os jovens serão ainda contemplados com oferta de algumas experiências.

    Na 5ª feira, dia 18, o Cineteatro Anadia é palco, entre as 8h30 e as 17h00, da Conferência “Começar Hoje Anadia 2025”, com um variado leque de oradores, de onde se destacam Alexandra Lemos, Mariana Barbosa, Ricardo Carriço, Fátima Lopes, Ramiro Teodósio, Joana Couto, Filipa Cunha, Maria João Pires, Camila Rebelo e Luís Jesus. O evento é dirigido a jovens do 11.º e 12.º anos dos estabelecimentos de ensino do concelho de Anadia.

    Um momento transformacional em que os jovens têm contacto com profissionais com percursos de reconhecido mérito, num ambiente que proporciona a mudança e alinhamento de mindsets, ajudando os jovens a perceber qual será o seu futuro profissional e a forma como podem lá chegar.

    A semana da Juventude culmina com o “Festival Anadia Jovem” que decorre na sexta-feira e no sábado, respetivamente 19 e 20 de setembro.

    À semelhança dos anos anteriores, decorrerá no anfiteatro do Vale Santo (recinto da Feira da Vinha e do Vinho), em Anadia.

    No primeiro dia do evento, a animação estará a cargo de João Gomes, Gonçalo Gomes, Sippinpurpp, Aragão e os Dj Renas e Tiede.

    No segundo, o palco do Festival conta com a presença dos Onoff, Julinho KSD, Insert Coin e os Dj André Cardoso e Pedro Moniz.

    As entradas no recinto são gratuitas.


     

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    anadia lança questionario para elaborar Carta Municipal de Habitação.


  • “A Receita Não Escrita de Portugal” vence festival de cinema de turismo.
    “A Receita Não Escrita de Portugal” vence festival de cinema de turismo. carlos_teixeira

    A 18.ª edição do ART&TUR (Festival Internacional de Cinema de Turismo), que decorreu no Fundão, consagrou o filme “Portugal's Unwritten Recipe” (“A Receita Não Escrita de Portugal”) como o grande vencedor do evento.

    O filme, produzido para o Turismo de Portugal, saiu duplamente vencedor, arrecadando, em simultâneo, o Grande Prémio Internacional e o Grande Prémio Nacional.

    Os vencedores das várias categorias foram revelados na Gala de Prémios, que decorreu no emblemático Casino Fundanense.

    Ao longo de quatro dias de festival, que juntou cineastas, produtores e profissionais do setor de todo o mundo, foram exibidos os filmes distinguidos pelo júri que integraram a shortlist da competição, escolhidos entre 243 produções de 41 países.

    A iniciativa Art&Factory desafiou realizadores internacionais a filmarem no Fundão, na semana que antecedeu o festival.

    Os filmes que resultaram da iniciativa foram exibidos no evento. Participaram duas equipas, uma do Brasil e outra da Colômbia.
    Na competição Art&Storytelling, estudantes de cinema da universidade chinesa de Wengzou participaram em workshops, apresentaram guiões e realizaram os seus filmes, com o acompanhamento de mentores.

    Os filmes resultantes foram também exibidos no festival.

    Finalmente, a competição Blogging premiou o melhor conteúdo de blogue sobre o Fundão.

     

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    filme do turismo de portugal vence festival de cinema


Font changer Font changer Font changer

Notícias

Concelhos

Publicite Aqui

Webfeel