O Município de Ílhavo tem em curso uma empreitada de requalificação das zonas exteriores do edifício da Câmara Municipal de Ílhavo, que contempla a aplicação de um novo teto suspenso em lamelas de alumínio e a instalação de nova iluminação. No âmbito da empreitada de requalificação do rés-do-chão, já concluída pelo valor de 537.862,26 euros, acrescido de IVA, foi identificada a necessidade de intervenção nas galerias exteriores que apresentavam um avançado estado de degradação. Esta intervenção foi adjudicada por 43.015,00 euros, acrescidos de IVA, e abrange a arcada (já concluída), a entrada comum, a do Salão Nobre e a lateral e traseira, voltadas para a praça da Casa da Cultura de Ílhavo. Com esta obra, o Município de Ílhavo pretende reforçar a segurança e a funcionalidade dos espaços exteriores, nomeadamente na galeria/arcada, através da nova iluminação, e valorizar a imagem e dignidade do edifício dos Paços do Concelho.
A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro vai promover um exercício de segurança escolar, relativo a medidas de autoproteção em caso de sismo e de necessidade de evacuação. A iniciativa vai realizar-se no dia 5 de novembro, a partir das 11h05, nas escolas do agrupamento de Oliveira do Bairro e contará com a colaboração da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro e Serviço Municipal de Proteção Civil. O exercício integra-se na 13.ª edição d’ “A Terra Treme”, iniciativa destinada à aprendizagem e treino das medidas de autoproteção em caso de evento sísmico, que se realiza anualmente no dia 5 de novembro. Esta iniciativa de âmbito nacional, promovida pela ANEPC, tem como objetivo dar a conhecer as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar em caso de sismo, nomeadamente os três gestos que podem salvar vidas: baixar, proteger e aguardar. Em paralelo, a autarquia oliveirense decidiu aproveitar esta oportunidade para realizar um treino prático de evacuação, caso as condições meteorológicas o permitam, com o objetivo de testar e praticar os procedimentos do plano de emergência das escolas. A evacuação tem como objetivo principal garantir que, em caso de emergência real (incêndio, sismo, etc.), todas as pessoas, incluindo os alunos, saibam como agir de forma rápida e segura. De acordo com Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e responsável pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, esta iniciativa pretende “alertar e sensibilizar a população escolar para as medidas de autoproteção, maximizar a capacidade de resposta dos grupos de 1.ª intervenção das escolas e corrigir as carências e situações disfuncionais detetadas no decorrer dos exercícios”. O autarca bairradino apela a que outras entidades do concelho, “como empresas e IPSS, realizem igualmente o exercício “A Terra Treme”, inscrevendo-se no site da iniciativa e cumprindo, no dia 5 de novembro, às 11h05, os procedimentos definidos, nomeadamente os três gestos de autoproteção”.
Alberto Souto Miranda toma posse e prepara-se para suspender mandato na Câmara de Aveiro em nome da defesa das boas relações familiares.
O candidato do PS tinha anunciado ainda em campanha que seria oposição a um executivo liderado pelo seu irmão Luís Souto.
“A interpelação e confrontação permanente com o novo Presidente inerentes ao cargo de vereador da oposição teria riscos para a salvaguarda daquela relação, que é mais importante preservar”, afirma Alberto Souto que antevê um ciclo novo na política aveirense com um equilíbrio de forças que impõe diálogo.
“Este ciclo autárquico será muito diferente. A maioria dos aveirenses não votou no Presidente eleito. Está em minoria. Esperamos que mostre abertura para fazer entendimentos, sob pena de paralisar, ele próprio, o seu executivo. O mandato que os aveirenses conferiram a todos exige consensos e não permite decisões unilaterais impositivas. O mandato que os vereadores do PS receberam foi o de serem críticos e construtivos. Críticos, propondo a revogação/anulação dos erros graves que ainda possam ser evitados e votando contra, sempre que o demérito de novas propostas o justifique. Construtivos, apresentado propostas em consonância com o programa por que foram eleitos e votando a favor de todas as propostas de terceiros em que se revejam”.
Isabel Simões Pinto defende a valorização do capital humano como essencial ao futuro de Estarreja e base de todas as políticas públicas.
A nova autarca, ontem empossada, deixou claro que o projeto político por si liderado vai olhar com particular atenção para o bem estar social.
Cuidar das pessoas, planear os próximos desafios de desenvolvimento urbano e valorizar o território e a identidade são os três pilares assumidos na abertura do mandato.
O primeiro discurso acentuou a importância descentralizar competências e aprofundar a ligação ao tecido associativo numa governação assente em valores como a ética, a transparência e a verdade.
A autarca diz que liderar o município representa “cuidar da casa comum”.
Isabel Simões Pinto na presidência da Câmara de Estarreja e Artur Varum eleito para a liderança da Assembleia Municipal sucedendo a Regina Bastos surgem como figuras políticas do município no mandato 2025-2029.
A GNR de Albergaria deteve, esta semana, dois homens, de 19 e 37 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Albergaria-a-Velha.
No âmbito de uma denúncia a dar conta da possível localização de produto estupefaciente numa área florestal, os militares da Guarda desenvolveram diligências policiais que permitiram localizar e apreender cerca de 4 000 doses de haxixe.
No seguimento da ação foram detidos dois suspeitos em flagrante, tendo-lhes sido efetuada uma revista pessoal de segurança que permitiu apurar que tinham na sua posse 15 630 euros em numerário.
No decorrer das diligências policiais foram ainda realizadas duas buscas domiciliárias e uma busca em veículo, culminando na apreensão de uma arma de ar comprimido; 50 munições; 45 sacos herméticos de acondicionamento de estupefaciente e duas balanças digitais.
Os detidos ficaram obrigados a apresentações bissemanais nos postos policiais das suas respetivas áreas de residência, proibidos de frequentar locais conotados com o tráfico de estupefacientes, proibidos de contacto com consumidores de estupefacientes e proibidos de contactar entre si.
Esta ação contou com o reforço dos militares da Secção Cinotécnica de Aveiro do Destacamento de Intervenção (DI) de Aveiro.
A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, identificou e deteve um homem pela presumível autoria de vários crimes de abuso sexual de crianças, ocorridos desde 2022, em Santa Maria da Feira, praticados contra uma menor, sua enteada.
A menor, atualmente com 13 anos, abusada desde os 10 anos de idade, só agora terá conseguido revelar os factos abusivos a uma professora, vindo os responsáveis do estabelecimento escolar a dar conhecimento à PJ.
Enquanto figura parental, o arguido aproveitou-se do ascendente que tinha sobre a menor, e da sua vulnerabilidade em razão da sua idade, tendo os abusos ocorrido numa escalada de frequência e gravidade.
O detido, de 44 anos, sem antecedentes criminais, vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.
A autarquia recebeu 33 Bandeiras Verdes, um prémio do programa internacional Eco-Escolas atribuído aos estabelecimentos de ensino público que promovam a sustentabilidade e a educação ambiental.
É um dos Municípios com o maior número de escolas premiadas a nível nacional.
Os galardões foram entregues na mais recente edição do Dia Bandeiras Verdes | Galardão Eco-Escolas 2025 que teve lugar, há cerca de uma semana, em Paredes.
Coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), o programa Eco-Escolas é uma iniciativa internacional destinada a todos os graus de ensino – do pré-escolar ao ensino superior – que procura encorajar ações e premiar o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas na gestão ambiental e na sensibilização das suas comunidades.
O principal objetivo do programa é estimular, através de diversas atividades, a participação ativa dos alunos, promovendo uma educação ambiental prática e envolvente.
A autarquia afirma tratar-se do “resultado de um trabalho e um empenho contínuo na implementação do Eco-Escolas, um programa que envolve ativamente as crianças e jovens nas decisões e nas melhorias da sua comunidade escolar, colocando a sustentabilidade e a educação ambiental no centro das suas atividades”.
Devemos ser Genuínos, Verdadeiros, Gratos, e Tranquilos com o Mundo. Respeitar todas as pessoas, do mais pobre ao mais rico, que juntas pretendem construir uma sociedade mais bonita, mais justa, mais inclusiva. São valores importantíssimos que devem fazer parte de qualquer Ser Humano, independentemente da sua Raça, Partido, Clube, ou Sexualidade. Hoje é tempo de Aveiro olhar à sua volta e apenas "Agradecer".
Sábado 25 de Outubro de 2025 foi o dia do Lançamento do Livro "Aveiro coragem de mudar" de Ribau Esteves.
O Teatro Aveirense, um espaço completamente remodelado, e com umas condições a nível geral, super profissionais, teve um momento bonito com a sua sala completamente cheia de um dos maiores Presidentes que orgulha toda a nossa região.
Ribau Esteves depois de ter transformado o Concelho de Ílhavo ao nível de excelência que todos reconhecem, é também em Aveiro que deixa sem dúvida mais uma vez a sua marca, criando uma Cidade completamente renovada, moderna, com mais e melhores condições de habitabilidade, e atraindo mais turismo, até com eventos de um nível de qualidade mundial, que só poderiam antes ser vistos em Grandes Cidades estrangeiras.
Sempre tive e continuo a ter a ideia que as pessoas que fazem coisas boas pelos outros merecem verdadeiras Homenagens, de preferência em vida. Uma Verdadeira Estátua como deve ser, à dimensão do seu trabalho, por uma terra, uma região, uma comunidade, toda uma geração.
Pessoas que devem ser homenageadas porque deixam de viver suas vidas pessoais, vidas familiares, que deixam de acompanhar cada passo no crescimento dos seus filhos, para se dedicar aos outros, e isso meus amigos, não tem preço, não terá mesmo qualquer preço.
Perder as fases mais importantes da própria ligação de um pai, de uma mãe para com os filhos, os cuidados com os avós, com os pais que também cuidaram de suas vidas, em prol de servir os outros.
Mas o mundo por vezes é mau, é feito de maus perdedores, que não reconhecem quem é realmente melhor, quem se entrega mais, quem se mantém mais tempo acordado para um Concelho não adormecer. O Mundo é Partidos, por isso está "partido".
Este Livro, com centenas de páginas, milhares de feitos, de projetos concretizados, é o testemunho que comprova cada passo, cada conquista, cada noite sem dormir de toda uma equipa e seu representante, cada mudança na vida das pessoas, na vida de um mundo que se todos fossem assim, hoje estaríamos todos a ligar a televisão, a ver as redes sociais, e em vez de insultos, crimes ou guerras, estaríamos a ver uma criança a ajudar uma velhinha a atravessar a rua.
A "Maioria" da comunidade sempre gostou de Ribau Esteves.
Por isso ganhou sempre. Porque as pessoas são de quem gosta delas, de quem quer cuidar delas, de quem quer o melhor para elas. As pessoas foram, são e serão sempre todas importantes, sem exclusão. Porque o Mundo deve ser assim.
Somos todos diferentes e mesmo pensando diferente, devemo-nos respeitar, preparando e deixando o Mundo melhor que aquilo que encontrámos. Porque simplesmente o Mundo são as pessoas.
Obrigado por tanto. Obrigado pela Cidade dos Canais. Contra fatos não há argumentos.
Que as folhas deste Livro, lançado precisamente no Outono, voltem sempre assim como as folhas todos os Outonos, relembrando os Aveirenses do enorme presidente que manteve Aveiro sempre a bom rumo e sempre uma Cidade acordada.
Uma Honra e um Privilégio partilharmos o Mundo no mesmo tempo de uma vida, no mesmo século e colher algum desse ensinamento.
Sim, um Ganda Maluco também chora, e ontem soltou-se por aqui umas lágrimas de emoção, que foram desaguar ao Mar, levando a Fé e a Esperança, que o Mundo está a "mudar" como a "coragem" de um verdadeiro Homem feito de Ria e de "aMAR". De "aMAR" verdadeiramente Aveiro. Deus abençoe Todos que fazem o Bem e que fazem Bem.
Obrigado a toda a Comunicação Social e Imprensa que faz o seu papel de forma exemplar, isento, e sensível às emoções de todos os cidadãos.
Este Poema é dedicado neste final de mandato, ao Maior Presidente dos nossos tempos:
Um Presidente que cuida de uma Cidade É um Presidente feito de verdade Um Presidente que preza sua Comunidade É um Presidente que nos deixará sempre saudade
Um Presidente que quer dos outros cuidar É um Presidente que no coração devemos guardar Um Presidente que coloca seus Cidadãos em primeiro lugar É um Presidente que devemos estimar
Um Presidente que está presente em cada lugar É um Presidente para sempre recordar Um Presidente que nos gosta de abraçar É um Presidente que da vida nos tem tanto para ensinar
Um Presidente que sorri e tem tempo para nos dar É um Presidente com quem sempre queremos estar Um Presidente que nos eleva a outro patamar É um Presidente que ficará na História.... Desta nossa cidade plantada à beira mar
Gratidão
Somos de quem gosta de nós, de quem quer saber de nós, de quem quer cuidar de nós.
Pedro Russo Músico, Escritor e Apresentador de TV. "Mais Ganda do que Maluco"
O Teatro Aveirense recebe, esta sexta, o espetáculo “O Meu Super-Herói”, de Elmano Sancho.
Uma peça em que o encenador e autor recria a viagem realizada há décadas pelo seu pai para trabalhar em França.
Em “O Meu Super-Herói” é desfiado o relato de um português que emigra na década de 70 e cujo filho se sente nos dias de hoje desenraizado, entrecruzado com a história de uma escritora palestiniana que vive em Portugal há 20 anos e sonha voltar à Palestina para encontrar as suas raízes.
Para concretizar este projeto, Elmano Sancho convidou a poeta Shahd Wadi, cuja família foi expulsa de uma aldeia da Palestina em 1948.
O “Meu Super-Herói” é, por isso, um espetáculo em português, francês e árabe, com fotografia e vídeo a envolver a narrativa.
O Município de Ílhavo investe em três parques infantis com uma nova estrutura e duas renovações.
A novidade surge na Praia da Barquinha, em Ílhavo, e as requalificações aconteceram no Jardim 31 de Agosto, na Gafanha da Nazaré, e na Vista Alegre, junto à Fonte dos Amores.
No total, o investimento municipal ascendeu a 37.220,55 euros, acrescidos de IVA.
Na zona da Praia da Barquinha, o parque infantil integra o projeto de reabilitação daquele local, que inclui, também, um novo posto náutico e uma cafetaria com esplanada. No Jardim 31 de Agosto, na Gafanha da Nazaré, o parque infantil existente apresentava sinais evidentes de desgaste, resultantes da exposição prolongada às condições climatéricas e da utilização intensiva ao longo dos anos.
Os equipamentos foram renovados e o espaço reorganizado.
Na Vista Alegre, a deterioração dos equipamentos existentes e a configuração do espaço já não respondia às medidas e certificações de segurança vigentes, pelo que se revelou necessário executar as devidas alterações para adaptar às normas de segurança atuais e implementar a modernização dos equipamentos.